Avaliação do berço para o quarto do Miguel :)

Antes de avaliar o berço, preciso dar uma explicação. É o seguinte:

Eu gosto de montar coisas. E na hora de montar o berço do seu filho rola uma sensação dupla: Medo de montar errado e fazer caquinha e, ao final, a certeza sobre a segurança ou não do móvel.

Daí que eu sigo esta regra, que aprendi já a muito tempo depois de bater muita cabeça montando coisas (e quase montando outras): Vá até onde você confia. Se acha que tem algo errado, procure informações para confirmar ou não o que está fazendo. Se ainda assim não se sentir seguro, aí é hora de chamar um especialista.

– Lembro que nem todos que se dizem especialistas o são. Muitas vezes são curiosos que nem tem a mesma preocupação que eu tenho de fazer um trabalho bem feito. Então, risco por risco sou mais eu \o/.

Porém foi ótimo, consegui montar o berço direitinho. Só a grade móvel que ainda rola uma dúvida se a trava de segurança está certa, mas pela lógica estaria. De toda forma, até o nascimento eu vou verificar isto direitinho. 😛

Assim, vou aproveitar este post para avaliar o berço que compramos, não só dele já pronto, mas sim de todo o processo de aquisição e montagem também.

Então vamos ao berço:

Bom, o berço que compramos foi o modelo “Berço Feliz 2 em 1” da Só Berços. Eu o vi em uma loja física e gostei da aparente robustez dele comparado a outros modelos.

Berço 2 em 1 - Só Berços

Berço 2 em 1, fabricado pela Só Berços

Obs: Chamo de aparente porque avaliar robustez comparando um berço ao outro é um pouco subjetivo, já que vai depender também da montagem na loja! Uns parafusos folgados e já era a sensação de qualidade!

* Aproveitando o tema, encontrei este guia das Casas Bahia que explica direitinho o normatização técnica sobre berços.

  • Compra

O atendimento da loja em que o vi “ao vivo” era ótimo – chama-se Dicata Deo e fica em Águas Claras, no Shopping Vitrine – mas levaram uma semana para avaliar um pedido de desconto que fizemos. Se a diferença de preço para a compra online fosse razoável, com certeza teria dado preferência para lá. Só que deu MUITA diferença somando-se o preço do berço e da cômoda. Daí resolvi pedir pela loja online do fabricante: http://www.sobercos.ind.br/loja.

Aaah, a loja online…na boa, é tosca demais. Os conceitos de usabilidade / navegabilidade foram esquecidos. Detalhes do produto então…para quê? De toda forma, dá para comprar.

Printscreen do site da Só Berços

Bem que eles podiam dar uma repaginada no site né?

  • Entrega

Bom, pedi o berço e a cômoda em 09/06, pagando com cartão de crédito, e o recebi no dia 02/07, logo dentro do prazo de 20 a 30 dias que informam. Parece bastante tempo mas, sinceramente, é a realidade deste mundo de móveis infantis. Talvez as grandes redes tenham um estoque de berços, mas não conte com isto. Providencie com antecedência.

Assim, avalio como positiva a entrega.

  • Apresentação

O Berço vem em duas caixas, bem embalado. Tome cuidado ao abrir as caixas para evitar dano as peças, cortando as fitas de forma a não pressionar o conteúdo da caixa.

Ademais, vem um manual para montagem bem explicado. A alma da montagem está lá.

  • Montagem

Bom, essa é a parte divertida (e cansativa) da coisa. Recomendo o uso de aparafusadeira, mas umas poucas ferramentas são suficientes, só teria mais trabalho.

Olha o martelo de borracha aí...facilita alguns encaixes mas muito cuidado para não prejudicar a madeira. Só o use de leve!

Olha o martelo de borracha aí…facilita alguns encaixes mas muito cuidado para não prejudicar a madeira. Só o use de leve!

Já destaco como ponto positivo da montagem o fato de que o estrado vem pronto. Vi uns vídeos de outros berços nos quais o montador o prega o ripa a ripa. Com isto, se calcular as distâncias de forma errada, pode empenar o colchão.

Achei muito fácil montar, já que o complicado vem pronto, bem como vem todos os furos já realizados. Outra coisa que surpreendeu é que as peças pequenas (parafusos etc) vem em saquinhos numerados, de forma que evita qualquer erro na hora de escolher a peça certa.

Só mesmo a trava de segurança que não segui o manual pois achei mais complicado e inseguro do que a forma que pus. Mas, como falei no início do post, vou confirmar se fiz o certo, pois posso ter interpretado mal o manual.

Testar para entender como funcionam as travas e parafusos de fixação no móvel é uma boa forma de evitar montá-lo errado.

Testar para entender como funcionam as travas e parafusos de fixação no móvel é uma boa forma de evitar montá-lo errado.

Atualização (09set2014) – Trava de segurança da grade móvel

A pedidos, coloco aqui fotos da posição correta da trava da grade móvel:

Na galeria acima, verá que:

1) O pino vermelho encaixa na peça, ficando apenas um pequeno pedaço para fora, responsável por jogar a grade dentro do espaço e, consequentemente, travá-la.

2) Aproveitei o ponto também para aparafusar o mecanismo que evita a saída da grade. No manual, diz para colocá-lo na parte de cima, mas achei mais prático e tão eficaz quanto prender embaixo.

3) Numa das fotos aparece a grade na posição normal (não abaixada). Para abaixar, levante a grade e empurre-a para frente (com o joelho por exemplo) de forma a evitar que caia no espaço de travamento. Se montar certinho o negócio funciona bem.

  • Opinião final:

O berço é bonito, parece durável inclusive quando vira a mini cama, e eu o compraria novamente. O único senão, apontado pela minha esposa, é que alguma das regulagens do estrado poderia deixar mais alta a posição do bebê no berço, facilitando o acesso de quem o vai por lá dentro enquanto recém-nascido.

Quanto a isto, tenho que ligar lá e perguntar. Pela lógica eu diria que isso decorre da grade móvel, já que mesmo na posição mais alta do estrado e a mais baixa da grade não há risco do bebê prender alguma parte do corpo.

Assim, esse berço entra na categoria de recomendado 🙂

O berço após terminar de montá-lo :)

O berço após terminar de montá-lo com ajuda da esposa 🙂

Em breve falo sobre a cômoda! Essa sim um desafio e tanto rs.

Abraços!

Anúncios

31 respostas em “Avaliação do berço para o quarto do Miguel :)

  1. Ae Dudu… Tá mais solto hahahah
    Fez até graça. Rsrs

    Então, por aqui eu uso a regulagem só da grade mesmo, o estrado permanece na mesma posição sempre, mas acho que é opcional.

    Eu adoro montar coisas, até a hora de errar tudo e perder o amor por uma vontade doida de quebrar tudo. Heheheh

    Boa sorteeee!

    • Conheço bem a vontade de quebrar tudo! Essa é a hora que se chama um especialista!rs
      Pior é quando o “especialista” parece entender menos que você…aí é cartão vermelhor na certa e voltar a quebrar a cabeça! hahaha

  2. Pingback: Enfim, Cômoda :) | A Vez do Papai

  3. Oi, Dudu, td bem?

    Também comprei esse berço e estou com problemas com aquelas pecinhas vermelhas que fazem parte da grade móvel.

    Vc pode me dar alguma dica?

    Obrigada!

    • Tathi, também apanhei um pouco com elas. Vou tirar fotos da posição adequada e coloco no post ok?? Tento fazer isso a noite! Eu “descobri” a forma certa olhando outro berço em loja, pois o manual não explicou direito…

      • Obrigada, Dudu! Vou tentar.

        Tenho outra dúvida, ontem fui numa loja que os berços pareciam muito ser os da Só Berços. Eles tinham 3 regulagens de altura do estrado. Você conseguiu perceber isso nesse berço?

        Muito obrigada pela ajuda!

  4. Sim Tathi, são 3 regulagens. Em tese, com a grade móvel, você não precisará subir muito o estrado para ter uma boa posição ao colocar o bebê. Então ele fica relativamente fundo, mas daí você baixando a grade não creio que tenha problemas.

    • A princípio também achei isso, Dudu, mas meu marido é bem alto e acho que ele vai ter que abaixar mt pra pegar o bebê no colchão lá embaixo. Também tenho que pensar na possibilidade de eu ter feito cesárea (quero parto normal) e ficar no início com dificuldade de abaixar. Mas achei o primeiro furinho (o que deixa o colchão mais alto) tãooo em cima!! Vou testar lá em casa e ver como fica.

      Obrigada pela atenção!

      Não sei se Miguel já nasceu, mas desejo um ótimo parto pra vcs e muita felicidade com o pequeno!

  5. Pingback: Avaliação da Cama Auxiliar Agarradinho | A Vez do Papai

  6. Bom dia,
    comprei o berço Gaia da Abra Cadabra. O montador colocou a trava de segurança da grade na parte superior, está correto? Pelo que tenho visto em alguns modelos fica na parte inferior da grade.

    • Olá César, seja bem vindo!
      Olha, no meu manual indicava para por ambas as travas em um só lado e na parte inferior e superior.
      No final, acho que não tem diferença desde que você ache o resultado bem seguro, ou seja, não tenha como a grade se soltar.
      Gostou do berço?

      Abraço

      • Olá Maida, talvez o César possa te informar algo deste berço. Como o meu não é o Gaia, fica difícil te ajudar. Já pensou em procurar berços dentro da mesma proposta de outras lojas? Porque atendimento ruim ninguém merece!
        Boa sorte!

  7. Dudu, também estamos montando o berço.. Achei tranquilo mas estou
    Apanhando bastante na grade móvel. Uma grande duvida é que pelo manual parece que ele pede 4 peças ‘N’. Mas o berço só v
    Com 2! Então estou sem
    Saber onde colocar!! Não sei se você ainda tem o manual aí.. Mas a peça n é uma branquinha pequena que encaixa nessas brancas laterais maiores onde entra a molinha vermelha.. No seu berço vieram as 4 ? Ou se vieram 2 onde você usou?? Muito obrigada!

    • Bom dia!
      Marina, eu usei somente as duas. Ambas pus na grade embaixo. Mas te falo que não ficou muito bom, ou seja, a grade está meio esquisita, não encaixa direito. Mandei um e-mail para a Só Berços pedindo para explicarem – talvez por vídeo – como fazer, mas até agora (e já fazem meses) não responderam 😦
      Ou seja, soltar a grade não solta. Todavia, operar ela é meio complicado, o que não gostei.

      • Pois é! Esse manual deles tem poucas informaçoes.. E eu e meu marido quisemos montar como você pra ter certeza da segurança do nosso filho… Coisa que provavelmente um montador não se preocuparia…
        E quanto a comoda, comprei a comoda feliz mas do tamanho menor pela falta de espaço, porém quando abrimos pra montar, percebemos que enviaram a grande como a sua… Solicitei troca e estou esperando uma resposta.. Tomara que venha logo! Abraços!

  8. Oi Tudo bem! Bacana post! Estou olhando este berço e amei tudo que escreveu, é bem condizente!
    No site da soberço eles falam que 20% é de MDF, vc pode me dizer quais partes são de MDF?

    • Olá! Obrigado por participar do blog 😉

      Olha, se bem lembro (faz muito tempo que o montei), as peças de MDF que recordo são as barras que ligam os dois lados do berço na montagem (dá para ver nas fotos). Podem ter outras, mas realmente não lembro. Mas asseguro que as madeiras do berço são de qualidade, até porque o berço está montado a mais de 1 ano sem qualquer problema. A única coisa que realmente não gostei foi a grade móvel, tanto que não baixo ela nunca com receio de, ao levantar, ficar mal encaixada.

    • Rafaela, tudo bem? Olha, acabamos não a utilizando como minicama! Como nos mudamos, adotamos um outro padrão de quarto e isso envolveu trocar a cama e a cômoda. Mas no site do fabricante acho que tem fotos! Abraço!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s