Desenhos infantis

Esse blog está muito empoeirado…daí que vem a preguiça, junta com a falta de tempo, e pronto, nada acontece por aqui.

Mas estava observando algumas preferências do meu filho, bem como as que o mercado impõe, no que tange a desenhos animados. Assim, resolvi postar o que o Miguel, agora com 1 ano e quase 10 meses, tem assistido com meu apoio, bem como as estratégias que adotamos para evitar despertar o interesse por animações que não curtimos, seja pela mensagem, seja porque cansa (afinal, crianças assistem um mesmo desenho várias vezes. Pense nisso antes de inserir um conteúdo irritante rs).

No que tange a estratégia, adotamos o seguinte:

  •  Miguel não assiste canais infantis (salvo raríssimas exceções, quando não podemos controlar o conteúdo)

Sou contra crianças assistirem canais infantis. Não necessariamente pelos desenhos, que exigiriam uma análise própria, mas pelo fato de que os canais passam muitas propagandas voltadas para as crianças. Eu entendo que nem todos tenham a opção de ignorar tais canais, mas recomendo que assistam o conteúdo para conhecerem a mensagem que seus filhos estão recebendo.

  • Utilizamos de DVDs, aplicativos – incluindo o youtube – e o grande ajudante: Netflix.

Hoje temos uma infinidade de possibilidades para limitar o conteúdo ao qual a criança tem acesso. No nosso caso, o Netflix, com seu amplo conteúdo para a idade do Miguel, é peça de destaque. Ele também tem dvd do desenho que a pouco era o predileto e, eventualmente, assiste o conteúdo que escolhemos no youtube.

No mais, assistimos todos os desenhos com ele antes de o permitir assistir sozinho (o ideal era até mesmo assistir antes dele, mas fica meio puxado) e focamos em coisas em sua faixa etária (sim, desenho tem isso. Não vá colocar os Simpsons, que o pai aqui adora, para ele assistir que a criança não tem discernimento para entender que não passa de ficção).

Assim, o que hoje ele ama e assiste direto:

Na boa, é o melhor desenho para a idade que já vi. Prende a atenção do filhote ao mesmo tempo que é super educativo. Aliás, ensina até nós adultos a nos comportarmos adequadamente no trato com os sentimentos infantis, é só ver o que fazem os pais dos personagens. Para mim, é o melhor desenho da atualidade. Para o Miguel, diversão certa com o “tige”.

Desenho nacional, na linha dos musicais, tem uma sonoridade mais atraente que a Galinha Pintadinha (desculpe aos fãs, mas eu acho um porre as músicas da galinha, talvez pela repetição). Muito conteúdo na internet (youtube, netflix) e ainda tem dvd e peças de teatro rodando o Brasil. Miguel adorou e viciou ainda mais no desenho quando foi ao espetáculo. Eu achei a peça um pouco fraca, mas dá para ver que atendeu a expectativa infantil.

Esse desenho tem um conteúdo mais voltado para crianças um pouco maiores, com uma mensagem mais elaborada no sentido da preservação do meio ambiente bem como do coleguismo. Muito bom também. Tem conteúdo no netflix e no youtube.

Bom, o que temos por agora são estes. Podem assistir com seus filhos e chegarem a própria conclusão! 🙂 Por fim, é importante ressaltar que desenho é para assistir por um tempinho e não virar substituto de brincadeiras, né? Mas que salva os pais muitas vezes, salva 😛

Ah, e mesmo eu não querendo tem vezes que ele quer Galinha Pintadinha (mais as músicas que o vídeo, então costumo usar o Spotify), e hoje mesmo estava no vídeo do Bob Zoom. Só que tais opções não o atraem tanto quanto as que citei anteriormente. Já seus amiguinhos de creche, ao que parece, são fãs da Pepa, que o Miguel nunca assistiu por uma opção nossa.

Abraços!

Anúncios

4 respostas em “Desenhos infantis

  1. Concordo plenamente, é importante os pais se atentarem aos conteúdos de desenhos animados os quais os filhos assistem pq consubstanciam-se em referências visuais e crianças não possuem filtro discernir o certo do errado em determinadas animações. Os desenhos citados são mesmo muito fofos, agradáveis e divertidos e eu mesma gosto de assistir com o nosso filho ♥

  2. Nessa época o meu filho gostava bastante de um desenho chamado Little Robots, que tínhamos em DVD, era bem feito, eu curtia assistir junto (e depois passava o dia inteiro com a música de abertura na cabeça hahahaha). No Netflix tem um fofinho legal, chamado Puffin Rock, recomendo também 🙂

    • Olha, eu já vi a chamada do Puffin Rock e do Little Robots, mas não assisti ainda. Quando ele resolver assistir algo diferente darei uma olhada. Netflix veio para salvar os pais dos DVDs né? rsss Abraço!!!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s